NOVEMBRO AZUL: AABB é parceira na luta contra o câncer de próstata

Publicado por Assessoria de Comunicação
Campina Grande, 4 de novembro de 2020

Novembro é o mês marcado pela luta contra o câncer de próstata, e a campanha Novembro Azul vem para frisar a importância dos cuidados gerais da saúde masculina e de se estar com os exames em dia.

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 35 morrerá da doença. Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. A maioria dos casos não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

É importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo para observar sintomas repentinos e alterações. Assim, podem procurar um médico para tirar dúvidas, serem orientados e tratados. A ausência dos sintomas não garante que não há problemas com a saúde do homem.

É de suma importância que o preconceito que gira em torno do exame de próstata seja quebrado, alertam os oncologistas. A ideia de que uma consulta com o urologista pode ferir ou afetar a sua masculinidade é uma visão totalmente ultrapassada. Os cuidados com a saúde e a prevenção são indispensáveis. O exame é rápido, simples e fundamental para salvar vidas.

A mensagem que a campanha quer deixar no mês de novembro é de que é fundamental a adoção de hábitos saudáveis, ir sempre ao médico e principalmente, ficar atento aos sinais que o corpo dá. Tais hábitos bem como o acompanhamento médico podem salvar vidas. O câncer de próstata hoje tem 90% de chances de cura se for descoberto no estágio inicial.

A AABB Campina Grande apoia a campanha Novembro Azul e está junto a comunidade no incentivo a prevenção e combate ao câncer de próstata.